Embora muitos acreditem que sim, que só é possível fazer fotos com o fundo desfocado usando lentes com abertura f/2.8 ou maior, ou mesmo só com a famosa "cinquentinha", 50mm f/1.8 ou f/1.4, posso afirmar que isso está longe de ser verdade.
Acredito que o que leva à frustração da maioria que tenta fazer essas fotos com a sua 18-55mm e não consegue, é cometer o pequeno erro de pensar que a profundidade de campo depende exclusivamente da abertura do diafragma e nada mais.
A lente do kit básico da maioria das DSLR de Entrada é a 18-55mm f/3.5-5.6. Ou seja, em 18mm sua abertura máxima é f/3.5, e em 55mm é f/5.6. Se baseando no princípio de que somente a abertura afeta na profundidade de campo, o que a maioria tenta fazer - sem sucesso - é tirar fotos com o fundo desfocado selecionando a maior abertura disponível na lente, f/3.5, o que força a utilizá-la em seu "zoom" mínimo, na distância focal de 18mm.
O que muita gente não sabe, é que a distância focal da lente, indiretamente também afeta (e muito) na profundidade de campo. Quanto maior for a distância focal utilizada, menor tende a ser a profundidade de campo (contribuindo para o fundo ficar mais desfocado). E quanto menor for a distância focal, maior tende a ser a profundidade de campo (contribuindo para o fundo ficar mais focado).
Isso nos introduz a um ponto um pouco mais avançado, porém importantíssimo para entender como se comporta a profundidade de campo em relação à abertura e à distância focal utilizadas, que chamamos de Abertura Física.
A Abertura Física é medida em milímetros, e tem este nome porque representa o diâmetro físico verdadeiro do buraco que o diafragma forma para deixar passar a luz. Ela é calculada fazendo a divisão da distância focal pela abertura do diafragma.
Por exemplo, se eu utilizo a distância focal de 18mm e a abertura de f/3.5, meu cálculo vai ser:
18 / 3,5 = 5,142857142857143
Vamos arredondar para apenas duas casas decimais, ficando 5,14. Sendo assim, chego à conclusão que em 18mm com f/3.5, o valor da minha Abertura Física é 5,14 milímetros.
Agora, vamos repetir o cálculo, porém com outra variação. Desta vez, usando a distância focal de 55mm e a abertura de f/5.6. Então fica:
55 / 5,6 = 9,821428571428571
Arredondando, ficamos com 9,82. Nesse caso, o valor da minha Abertura Física é 9,82 milímetros.
Agora eu te pergunto: qual é a quantidade maior de milímetros? 5,14mm ou 9,82mm? Ou para facilitar ainda mais: qual é o número maior? 5 ou 9? Claro que é o 9!
9,82mm é uma Abertura Física maior do que 5,14mm. E do mesmo jeito que a Abertura do Diafragma, quanto maior for a sua Abertura Física em milímetros, menor será a profundidade de campo, e consequentemente mais desfocado o fundo da sua foto tende a ficar.
Toda essa explicação mais técnica e matemática foi apenas para te explicar o motivo por trás do fato que 55mm com f/5.6 te fornece uma profundidade de campo menor do que 18mm em f/3.5, mesmo f/3.5 sendo uma abertura do diafragma maior que f/5.6.
Se você não é muito fã de cálculos e/ou não entendeu muito bem, não se preocupe. Nesse caso, apenas considere como verdadeiros os seguintes fatos:
55mm em f/5.6 = Menos profundidade de campo, que significa fundo mais desfocado.
18mm em f/3.5 = Mais profundidade de campo, que significa fundo mais focado.
Outra coisa que a maioria não leva em consideração, que também afeta bastante na profundidade de campo, e consequentemente no desfoque do fundo, é a distância entre os planos. Ou seja, a distância entre a câmera e o assunto, e a distância entre o assunto e o fundo. Considere os fatos:
- Quanto MENOR for a distância entre a câmera e o assunto, mais DESFOCADO tende a ficar o fundo.
- Quanto MAIOR for a distância entre a câmera e o assunto, mais FOCADO tende a ficar o fundo.
- Quanto MENOR for a distância entre o assunto e o fundo, mais FOCADO tende a ficar o fundo.
- Quanto MAIOR for a distância entre o assunto e o fundo, mais DESFOCADO tende a ficar o fundo.
Ou seja, para conseguir desfocar o fundo o máximo possível, aproxime-se do assunto com a câmera o quanto puder. Quanto mais próximo, melhor (desde que não exceda a distância mínima de foco estabelecida pela lente, que geralmente é entre 30 e 50cm nas lentes 18-55mm).
Da mesma maneira, quanto mais você puder afastar o assunto do seu fundo, mais desfocado o fundo tende a ficar.
Agora, depois de tanta teoria, vamos a um exemplo prático. Observe a foto abaixo:
Esta foto eu fiz utilizando a distância focal de 55mm com abertura f/5.6. Eu estava com a câmera a aproximadamente 40cm do assunto (garrafa d'água), e o assunto estava a aproximadamente 1 metro e meio do fundo (janela com rede de proteção). Para entender melhor, observe o desenho ilustrativo do posicionamento de cada coisa na hora da foto (fora de escala):
Viu? Não é tão difícil assim! Tenho certeza que depois de ler esta explicação, você também consegue.
Agora que você já sabe que a 18-55mm não é assim tão ruim para fazer fotos com o fundo desfocado, se você conhece alguma pessoa que diz ser "totalmente impossível" fazer isso com ela, não deixe de mostrar esta postagem à ela também!
Caso ainda tenha alguma dúvida, é só me perguntar nos comentários, logo abaixo.
Ótimos cliques para você! ;)